Segundo Mandamento de Deus | Não Tomar Seu Santo Nome em Vão

Normalmente, a maioria das pessoas acreditam que o Segundo Mandamento da Lei de DeusNão Tomar Seu Santo Nome em Vão – refere-se literalmente a proibição de dizer o nome de Deus por uma razão qualquer no cotidiano. Por exemplo: “Meu Deus do céu, que susto!”.



segundo-mandamento-de-deus-não-tomar-seu-santo-nome-em-vão

Algumas pessoas creem que o segundo mandamento da lei de Deus é o único que, se profanado, nos afasta de Deus, pois teoricamente estaríamos anulando todos os Dez mandamentos da lei de Deus. Esse pensamento é bastante compreensível, pois a tradução realmente nos remete a uma interpretação como essa.

Significado original do segundo mandamento

Mas na verdade, o significado original do segundo mandamento da lei de Deus é bem diferente. O problema não é o mandamento em si. Sua versão original, traduzida do hebraico, diz o seguinte: “Não carregarás o nome do Senhor teu Deus em vão”, o que é bem diferente de “Não tomar seu santo nome em vão”. E o que essa simples palavra muda no contexto original do segundo mandamento da lei de Deus? Muita coisa!

Analisando o significado do segundo mandamento da lei de Deus

Em primeiro lugar, devemos analisar o que cada uma dessas palavras significam. A expressão “não tomar seu santo nome em vão” nos dá a ideia de simplesmente dizer desnecessariamente o santo nome. Já a expressão “Não carregarás o nome de Deus em vão”, nos traz um significado ainda mais profundo, pois carregar o nome de Deus é representá-lo em nossas ações e atitudes, por isso a necessidade de agirmos de forma sensata, não direcionando nossos atos, palavras e pensamentos a coisas vãs.

Não fazer o mal utilizando o nome de Deus como justificativa



Portanto, o segundo mandamento da lei de Deus determina que não devemos, antes de mais nada, fazer o mal, sobretudo, utilizando o nome de Deus. Quando um indivíduo religioso faz mal uso do Santo nome, está cometendo blasfêmia e profanando as leis cristãs.

Um bom exemplo de profanação ao segundo mandamento da lei de Deus nos dias de hoje, são algumas atrocidades cometidas por grupos extremistas muçulmanos. De acordo com esses grupos, esses ataques a outros povos, assassinatos, genocídios e torturas, estão sendo feitas em nome de Deus.

Em nome de Deus eles tiram a vida de suas vítimas, denigrindo o nome e significado Dele, e portanto, em completo desacordo com os Dez mandamentos da lei de Deus.

Como não tomar seu santo nome em vão

Não são apenas grupos extremistas que fazem o mal uso do santo nome. Outro exemplo de profanação ao segundo mandamento da lei de Deus são pessoas que, mesmo frequentando instituições religiosas e tendo acesso aos ensinamentos de Jesus, julgam seus irmãos utilizando o argumento de que “Deus não aprova isso”.



É preciso lembrar que o único que está apto a julgar uma vida humana é Deus, primeiro, porque Ele sim é perfeito e segundo, porque Deus conhece toda a verdade que compõe a história de vida das pessoas e o que se passa em seus corações individualmente. E qual seria nosso papel, então? É sermos capazes de semear o amor Dele e compartilhar o conhecimento que nos foi passado.

Utilizar o nome de Deus com responsabilidade

O mundo de hoje passa por um momento muito delicado quando o assunto é religiosidade. Os Dez mandamentos da Lei de Deus foram concebidos para trazer paz ao povo de Israel e aos cristãos, por meio de leis divinas que pudessem garantir o respeito entre as pessoas, amando uns aos outros. E essa é a nossa herança e missão nos tempos de hoje, levar a palavra de Deus às pessoas, sendo explanada com humildade e empatia.

Em resumo, o segundo mandamento da lei de Deus – Não tomar seu santo nome em vão – trata da responsabilidade que cada um de nós tem em utilizar o santo nome de Deus.

Segundo Mandamento da Lei de Deus – Não Tomar Seu Santo Nome em Vão

Continue aprendendo sobre OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

Gostou de aprender sobre o Segundo Mandamento da Lei de Deus – Não Tomar Seu Santo Nome em Vão? Compartilhe!