Arca da Aliança | Onde está? | O que tinha dentro? | Significado na Bíblia

A Arca da Aliança é, sem dúvidas, o artefato religioso listado na Bíblia Sagrada que mais empolga os historiadores e estudiosos de arqueologia. Mas o que é essa arca e qual a sua função?

O que é a Arca da Aliança segundo a bíblia?



A Arca da Aliança, na bíblia, era um baú de madeira coberto todo de ouro, que foi fabricado no Sinai durante o Êxodo dos judeus. Sua função era guardar as tábuas que continham os 10 mandamentos da lei de Deus. Essa arca representava a presença de Deus sobre a terra e sempre foi um objeto central de adoração ao Senhor.

réplica-da-arca-da-aliança

Durante o período do êxodo, a Arca da Aliança ficava dentro e uma tenda móvel, que servia como uma espécie de centro para adoração à Deus. Essa tenda sempre acompanhou o povo de Israel durante os 40 anos de peregrinação pelo deserto.

O que tinha dentro da Arca da Aliança?

Muita gente já a conhece e a viu em filmes ou literaturas, mas o que tinha dentro da Arca da Aliança? Quando Moisés sobe o Monte Sinai, o Senhor lhe instrui a construir uma arca para que fossem guardadas as placas contendo os 10 mandamentos da lei de Deus. E assim Moisés a construiu, seguindo as instruções do Senhor.



Além das tábuas dos 10 mandamentos da lei de Deus, foram guardadas na Arca da Aliança o cajado de Aarão e um vaso do Maná. A arca tem esse nome pois os três artefatos representavam a aliança de Deus com o povo judeu.

Como era a Arca da Aliança?

É possível encontrar na Bíblia Sagrada alguma descrição física sobre a Arca da Aliança. Foi construída com as seguintes medidas:

  • 2 côvados e meio de comprimento (o que equivale a cerca de 1,10 m);
  • 1 côvado e meio de largura (cerca de 70 cm);
  • 1 côvado e meio de altura.

O “côvado” era a unidade de medida utilizada na época pelos babilônios, egípcios e outros povos antigos.

Quanto ao tipo de construção, foi construída contendo partes da estrutura em madeira. Entretanto, o revestimento interno da arca, sua tampa e detalhes ornamentais eram fabricados em ouro maciço.



Ornamentos

Segundo a bíblia, na tampa, foram colocados dois leões alados de ouro puro. Os leões alados ficavam sentados na parte de cima da tampa e em ambas as extremidades, numa posição parecida com a da esfinge, e com as asas abertas. Era dito que aquele que se sentasse acima dos leões, estaria protegido por Deus, ou seja, os leões simbolizavam a imagem de protetores do trono.

Nas faces laterais mais largas (no sentido do comprimento) haviam duas argolas de cada lado da Arca da Aliança, posicionadas próximas às suas extremidades.Essas argolas serviriam para que fossem colocados os tubos, com o objetivo de transportá-la. O transporte da arca, aliás, era realizado por quatro homens, os quais deveriam estar utilizando vestimentas sagradas.

Onde está a Arca da Aliança? O que aconteceu após o êxodo?

Até hoje, nenhum historiador foi capaz de encontrar pistas de o que aconteceu e nem onde está a Arca da Aliança, ou se ela ainda existe. Entretanto, foram levantadas várias hipóteses acerca desse assunto. Por volta do ano de 580 a.C, o rei da Babilônia, Nabucodonosor, invadiu e tomou o território de Jerusalém, incendiando as casas e os templos de adoração ao Senhor.

Após esse episódio, que acabou por destruir toda a cidade, nunca mais se soube sobre o paradeiro da Arca da Aliança e das tábuas que continham os Dez mandamentos da lei de Deus.

Teorias sobre seu destino

Há algumas teorias sobre o destino da Arca da Aliança. Entre os mais famosos, alguns acreditam que, na eminencia do ataque, o profeta Jeremias mandou que a levassem para o Monte Sinai, em uma área próxima da onde Moisés havia visto a sarça em chamas, e que a escondessem em alguma das cavernas que ali existiam.

Outros acreditam que o que aconteceu com a Arca da Aliança foi justamente ter sido roubada por Nabucodonosor e levada para a Babilônia junto a outras relíquias sagradas. Porém, o fato é que não se sabe realmente onde está.

História e Significado da Arca da Aliança na bíblia

Continue aprendendo sobre OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

Gostou de aprender sobre a bíblia? Compartilhe!