Oitavo Mandamento da Lei de Deus | Não Levantarás Falso Testemunho

O oitavo mandamento da lei de Deus diz: “não levantarás falso testemunho’. Um exemplo de falso testemunho na Bíblia sagrada é justamente sobre a crucificação de Jesus: foram captados vários indivíduos e testemunhas falsas para dizer inverdades sobre o mesmo. Isso foi feito para que pudessem justificar a condenação de Jesus de maneira fraudulenta.



oitavo-mandamento-da-lei-de-deus-não-levantar-falso-testemunho

Portanto, todo pecado que envolve a mentira, a maledicência ou calúnia é pecado contra o oitavo mandamento da lei de Deus. Da mesma forma que isso é considerado um crime entre os homens. Isso mancha a imagem da vítima e denigre sua imagem e dignidade perante a sociedade.

Preservar a dignidade do ser humano

É importante lembrar que, apenas um palito de fósforo pode ocasionar um incêndio em uma floresta inteira. É por isso que a igreja católica condena tanto a mentira, pois ela é capaz de destruir não apenas a vida de uma pessoa, como também uma família ou um grupo de amigos. Os dez mandamentos da lei de Deus também tratam justamente disso: preservar a dignidade do ser humano, sua integridade moral e, principalmente, sua paz de espírito consigo mesmo e com o próximo.

O oitavo mandamento da lei de Deus – significado

Assim como foi uma blasfêmia levantar falso testemunho contra Jesus, também o é quando praticado contra o próximo. Um bom exemplo disso é uma pessoa que acusa a outra de alguma coisa, sabendo que na verdade ela é inocente.



Ou quando uma pessoa é chamada para ser testemunha no julgamento de um crime, e é instruída a mentir por seus advogados. Tanto quem instruiu quanto quem cometeu o ato não apenas está praticando um crime, como também uma profanação ao oitavo mandamento da lei de Deus.

“Fofocar”

Outra maneira de profanar o oitavo mandamento da lei de Deus é o ato de espalhar informações sobre outras pessoas sem que se tenha certeza da veracidade dos fatos. Ou seja, no linguajar popular, é o ato de fofocar. E isso tem um peso muito grande contra a pessoa que está sendo prejudicada pela fofoca.

Consequências de um falso testemunho

Essa é uma ação muito delicada pois, mesmo que o indivíduo que tenha espalhado a falsa informação tenha posteriormente descoberto que não era verdade e vir a pedir desculpas, a mentira já estará longe e na boca de outras pessoas, que por sua vez continuarão a levando adiante.

Dessa forma, o falso testemunho vai atingir não apenas a pessoa que está sendo vitimada por ele, como também a que inventou ou a passou para frente sem que antes tenha tido a mínima consideração de pelo menos verificar. Levantar falso testemunho contra uma pessoa inocente é uma profanação ao oitavo mandamento da lei de Deus e é considerado algo gravíssimo aos olhos de Deus.



Oitavo Mandamento de Deus – Não Levantarás Falso Testemunho

Vídeo: Tv Canção Nova

Continue aprendendo sobre OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

Gostou de aprender sobre o Oitavo Mandamento da lei de Deus – Não Levantarás Falso Testemunho? Compartilhe!