Não Matarás | O Quinto Mandamento da Lei de Deus | Bíblia

O Quinto Mandamento da Lei de Deus é o que gera mais controvérsias e discussões, entre todos os Dez Mandamentos. A razão para isso é a seguinte: originalmente, em hebraico, o quinto mandamento não diz “não matarás”, e sim “não assassinarás”.



não-matarás-quinto-mandamento-da-lei-de-deus

As duas palavras significam “tirar uma vida”, entretanto há uma grande diferença. Matar significa tirar qualquer vida, seja a de um animal ou de ser humano (acidentalmente ou em legítima defesa). Já a palavra “assassinar” nos remete a tirar a vida de um ser humano de forma ilegal ou imoral. É por isso que dizemos “eu matei um mosquito” e não “assassinei o mosquito”. Sendo assim, porque a tradução foi feita dessa maneira?

Não matarás ou “não assassinarás”?

A bíblia sagrada foi traduzida para os idiomas modernos por volta de 400 anos atrás. Naquela época, a palavra “matar” era um sinônimo de “assassinar”. Entretanto, houveram muitas mudanças na gramática de todos os idiomas do século XV para cá, e esse foi um dos muitos detalhes da história que passou desapercebido.

Basta observarmos que, desde as mais remotas épocas, haviam execuções de criminosos em praça pública e batalhas sangrentas entre exércitos imperiais. Apesar de religiosos, o povo daquela época distinguia os assassinos e os indivíduos que matavam criminosos ou quem quer que eles considerassem uma ameaça, como soldados inimigos por exemplo.



paz

Portanto, é importante salientar que apesar do quinto mandamento da lei de Deus dizer “não matarás”, deve ser analisado com maior cuidado as mortes ocasionadas em situação de legítima defesa.

Os cinco livros de Moisés

Em um aprofundamento sobre a questão de “não matarás”, os cinco livros de Moisés, que foi quem recebeu os Dez mandamentos da lei de Deus, apresentavam passagens nas quais ordenava-se a pena de morte para quem cometesse um assassinato, permitia matar soldados inimigos em guerra, descrevia o sacrifício de animais (assim como também permite comer carne).

Segundo a bíblia, os dez mandamentos da lei de Deus foram retratados em duas tábuas de pedra, sendo que os mandamentos da segunda tábua referem-se ao tratamento do homem para com o seu próximo. O mandamento que encabeça a segunda tábua é justamente o “não assassinarás” (não matarás).



Pior profanação aos 10 mandamentos da lei de Deus

O quinto mandamento da lei de Deus aparece no topo da lista porque o assassinato, que culmina em tirar deliberadamente a vida de um indivíduo inocente, é a pior profanação que alguém pode cometer contra os dez mandamentos da lei de Deus, pois a vida é sagrada.

O que determina o quinto mandamento da lei de Deus

O quinto mandamento da lei de Deus, não matarás, determina: “somente Deus pode tirar a vida de alguém”. Portanto, não é permitido tirar a vida de uma pessoa inocente, nem mesmo o suicídio é permitido pelo quinto mandamento da lei de Deus: é considerado uma blasfêmia.

Essa questão pode ser simplificada entendendo que somos parte de um plano divino, recebemos a vida que é tão valiosa por uma razão, se Ele nos concedeu a dádiva de viver, somente a Deus pertence o encargo de determinar a hora de partirmos.

Desejar a morte do próximo

Da mesma maneira, não apenas a ação gera um sacrilégio; o ato de pensar ou desejar de coração a morte de outra pessoa é vista também como uma profanação ao quinto mandamento. Até porque, cultivar sentimentos de ódio e vingança vai justamente na contramão dos sentimentos genuínos daqueles que seguem os dez mandamentos da lei de Deus.

Amar ao próximo como a ti mesmo

Segundo a bíblia, o primeiro mandamento da lei de Deus diz: amar a Deus sobre todas as coisas. Se estudarmos o primeiro mandamento, poderemos observar que perdoar as pessoas, ter piedade e compaixão para com o próximo é justamente o contrário do tipo de pensamento que leva alguém a nutrir sentimentos que possam culminar num ato de assassinato.

Já nos foi dito “amar ao próximo como a ti mesmo“, a preservação da vida é também um ato de amor. Em resumo, a concepção do quinto mandamento de lei de Deus, não matarás, nos manda, acima de tudo, respeitar a vida da concepção até a morte.

O quinto mandamento da lei de Deus – Não matarás

Continue aprendendo sobre OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

Gostou de aprender sobre o quinto mandamento da lei de Deus / Não matarás ? Compartilhe!