Não Cobiçar as Coisas Alheias | Décimo Mandamento da Lei de Deus

O Décimo Mandamento da Lei de Deus trata de Não Cobiçar as Coisas Alheias. Este é o único dos 10 mandamentos da lei de Deus que trata claramente de comportamentos internos no indivíduo. É algo que ele não externa contra alguém, mas guarda dentro de si mesmo. Entretanto, isso não deixa de ser um pecado aos olhos do Senhor.



não-cobiçar-as-coisas-alheias-decimo-mandamento-da-lei-de-deus

Não cobiçar as coisas alheias é um comportamento esperado de todo aquele que segue aos 10 mandamentos da lei de Deus, pois é uma ação baseada em um dos sete pecados capitais: a inveja.

A inveja faz com que o indivíduo passe a desprezar ou desvalorizar as conquistas materiais ou morais do próximo, com a intenção de diminuir o mesmo para que possa se sentir melhor, alimentando o próprio ego.

Sendo assim, o indivíduo invejoso passa a ter pensamentos negativos para com o próximo, desejando que seus projetos ou empreendimentos não deem certo, ou que vá mal em alguma prova ou teste. Tudo isso é resultado de um sentimento de egoísmo e falta de empatia.

Profanações ao décimo mandamento da lei de Deus na bíblia



O primeiro pecado cometido na história foi resultado justamente de uma profanação ao décimo mandamento da lei de Deus, que trata justamente de não cobiçar as coisas alheias: quando os irmãos Caim e Abel apresentaram suas oferendas a Deus, a de Abel o teria agradado mais.

Caim tinha oferecido frutas, e Abel um dos novilhos de seu rebanho. Caim foi tomado pela inveja e ciúmes e acabou por assassinar Abel, cometendo o primeiro caso de profanação ao quinto mandamento da lei de Deus: Não matarás.

Adão e Eva

Um outro exemplo que podemos observar na história é o caso de Adão e Eva. Eles viviam no Paraíso, onde lhes era permitido acessar a todas as áreas e proventos disponíveis no Jardim do Éden, com apenas uma exceção: os frutos provenientes da árvore do conhecimento do bem e do mal.

adão-e-eva



Eva foi convencida pela serpente de que tudo aquilo disponível não era o suficiente para saciá-la, e que o fruto proibido era o que faltava para fazê-la um pouco mais feliz. Tomada pela cobiça, Eva começou a desejar aquilo que não era dela, desmerecendo tudo aquilo que já tinha, e acabou por desobedecer a única regra que Deus havia lhe imposto.

Não cobiçar as coisas alheias – a base dos 10 mandamentos da lei de Deus

O décimo mandamento da Lei de Deus – não cobiçar as coisas alheias – é justamente a base de qualquer profanação aos 10 mandamentos da lei de Deus, pois é a partir desse pensamento que um indivíduo começa a cultivar todos os requisitos que lhe propiciam a esse fim.

não-cobiçar-as-coisas-alheias

Desejar o fracasso de alguém, não dar o devido valor ao que temos e nem às nossas próprias qualidades é um comportamento que reflete a falta de amor ao próximo e a nós mesmos. E todo aquele que é conhecedor dos 10 mandamentos da lei de Deus sabe muito bem que isso é errado aos olhos do Senhor.

Conforme dito anteriormente, a inveja faz mal principalmente para aquele que a cultiva. Mas como livrar-se desse sentimento pecaminoso? O indivíduo que estuda e, principalmente, aplica os 10 mandamentos da lei de Deus em sua vida, tem muito mais propensão a não se tornar um invejoso, pois todos os mandamentos em conjunto tendem a anular esse mal sentimento, passando a não cobiçar as coisas alheias.

Desejar o bem e o sucesso do próximo: energias positivas

O indivíduo que ama e emana energias positivas para o próximo estará recebendo o mesmo. Pensamentos positivos atraem coisas positivas, ou seja: quem pensa positivo para si e para outrem está no caminho certo para a prosperidade e felicidade.

Portanto o Senhor, em sua sabedoria, há de perdoar aqueles que estejam em profanação ao décimo mandamento da lei de Deus, desde que arrependam-se de coração e passem a cultivar sentimentos sinceros de amor e empatia. Não cobiçar as coisas alheias é o último dos 10 mandamentos da lei de Deus, mas é a base necessária para que possamos estar em sintonia com os outros nove.

Não cobiçar as coisas alheias – Décimo mandamento da lei de Deus

Continue aprendendo sobre OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

Gostou de aprender sobre o décimo mandamento da lei de Deus / Não cobiçar as coisas alheias? Compartilhe!