Nono Mandamento da Lei de Deus – Não Cobiçar a Mulher do Teu Próximo

O nono mandamento da lei de Deus trata de um pecado que, infelizmente, é muito observado em nosso dia a dia: não cobiçar a mulher do teu próximo. Esse mandamento também pode ser interpretado como: “não cobiçar o marido da tua próxima”.



não-cobiçar-a-mulher-do-teu-proximo

Significado do nono mandamento da lei de Deus

Segundo o nono mandamento da lei de Deus, todo aquele que olha para a mulher (ou homem) do próximo com desejo libidinoso ou malicioso já está cometendo uma profanação. Cabe aqui uma observação: caso o indivíduo que esteja a cobiçar a mulher do próximo leve o sentimento a tal ponto que haja um adultério, este também estará cometendo uma profanação ao sexto mandamento da lei de Deus – não pecar contra a castidade.

O nono mandamento da lei de Deus se refere a ferir a dignidade da pessoa a qual o pecador esteja desejando a mulher. Refere-se também a ferir o matrimônio do próprio profanador (quando casado).

Cultivando (ou não) o sentimento

Entretanto, Deus tem ciência de que o ser humano ainda não é capaz de controlar certos sentimentos. Acontece por vezes de um indivíduo se apaixonar por outra pessoa casada. Nesse caso, não está havendo apenas um desejo libidinoso: o indivíduo realmente se apaixonou pela pessoa por conta de seus valores. Dessa forma, não está havendo um pecado pois esse sentimento é difícil de controlar.



Porém, se o indivíduo continuar a cultivar tal sentimento dentro de si, aí sim estará cometendo uma profanação ao nono mandamento da lei de Deus, pois desse modo estará caindo na imoralidade ao estar sendo condizente com os pensamentos pecaminosos que lhe povoam a mente.

Profanando o nono mandamento da lei de Deus indiretamente

Da mesma forma que o indivíduo que deseja a mulher do próximo está cometendo um pecado contra os 10 mandamentos da lei de Deus, a mulher ou homem casado que percebe que está sendo cobiçado e gosta da situação, entrando no jogo do cobiçador, está também cometendo uma profanação ao nono mandamento da lei de Deus, pois está alimentando os sentimentos e atitudes do indivíduo, contribuindo para que o mesmo continue cometendo o pecado.

nono-mandamento-da-lei-de-deus

Pessoas que contribuem para tal pecado geralmente o fazem por vaidade ou por realmente corresponderem aos sentimentos do profanador. De um modo ou de outro, a imoralidade está ali presente aos olhos do Senhor.



Como não profanar o nono mandamento da lei de Deus

Todos nós estamos sujeitos a cometer uma profanação a algum dos 10 mandamentos da lei de Deus. Muitos de nós levamos uma vida turbulenta e, vez ou outra, pode acontecer de nos decepcionando com as pessoas, e acabamos por ficar emocionalmente vulneráveis.

Dessa forma, quando alguém que está em uma situação de vulnerabilidade encontra uma pessoa que apresenta algumas das características que admira, acaba por afeiçoar-se à mesma. Isso é mais normal do que se imagina.

Colocar a cabeça no lugar

Mas isso se torna uma situação delicada se a outra pessoa for casada ou estiver em um compromisso. E esse é o momento de colocar a cabeça no lugar e ponderar alguns pontos muito importantes.

Em primeiro lugar, não se martirize: como dito anteriormente, essa situação é mais natural do que se imagina e não é considerado uma profanação ao nono mandamento da lei de Deus. Se você está numa situação dessas e está se sentindo mal por isso, fique tranquilo: esse sentimento só confirma a Deus que você sabe que isso é errado e que está disposto a sair dessa situação.

Como deixar de cobiçar a mulher (ou homem) do próximo?

Mas afinal, como se livrar de uma situação dessas? Como deixar de sentir uma paixonite por alguém que já é comprometido? É difícil, e por isso requer disciplina, determinação e bons conhecimentos aos 10 mandamentos da lei de Deus.

Estude os 10 mandamentos da lei de Deus

Estudando os 10 mandamentos da lei de Deus você se dará conta de que não estará sozinho. Você terá fé e esperança, saberá que Deus tem algo muito maior guardado para ti. Saiba que todos nós temos uma alma gêmea, e que você encontrará a sua quando menos esperar, da mesma maneira que o seu próximo também encontrou a dele.

Portanto, continue estudando os 10 mandamentos da lei de Deus, entendendo-os e racionalizando-os de cabeça e coração abertos. Encha-se de fé, esperança e amor ao Senhor, que todas as suas angústias e pensamentos autodestrutivos irão se esvair de sua mente, dando lugar a pensamentos sadios e positivos.

Nono mandamento: Não cobiçar a mulher do teu próximo

Vídeo: Tv Canção Nova

Continue aprendendo sobre OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS