Terceiro Mandamento de Deus | Guardar Domingos e Festas de Guarda

O Terceiro Mandamento da Lei de Deus, segundo a religião Católica e outras de doutrina cristã, determina que devemos guardar domingos e festas de guarda para o descanso. Aqui cabe uma curiosidade: no antigo testamento, a Bíblia diz que o dia a ser guardado é o sábado e assim fazem os religiosos sabadistas até hoje. Entretanto, com o acontecimento da ressurreição de Cristo num domingo, a igreja Católica passou a atribuir o dia de descanso aos Domingos.



terceiro-mandamento-de-deus-guardar-domingos-e-dias-de-festa

Dias de festas de guarda

  • Dia 1º de Janeiro é o dia de Santa Maria mãe de Deus
  • Dia de Corpus Christi (Corpo e Sangue de Cristo) – comemorado na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade
  • Dia 8 de dezembro que é o dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora
  • Dia 25 de dezembro que é o dia do Natal.

Assim como todos os domingos do ano devem ser santificados por todos os cristãos, os quatro dias santos listados acima também o devem, independente de qual seja o dia de semana.

Celebrando o terceiro mandamento da lei de Deus

O terceiro mandamento da lei de Deus na ótica cristã, nos convida a participar também dos atos de culto da religião, ou seja, da santa missa, estando presente de corpo e alma. Mas o terceiro mandamento da lei de Deus não é tão rígido como pode parecer. Há que se preservar o bom senso.

celebrando-o-terceiro-mandamento-de-deus



Nesse ponto, leva-se em consideração pessoas que não podem estar presentes à missa por diversos motivos, como por exemplo, pessoas com dificuldades de locomoção ou até mesmo as que moram em regiões às quais não haja por perto uma igreja, pois sabemos que há possibilidades de dedicar nossos pensamentos e orações a Deus em nosso lar.

Igrejas são santuários dedicados a Deus

As igrejas e todo santuário dedicado a Deus são lugares consagrados a Ele, onde as pessoas reúnem-se com o propósito de adorá-lo e reviver os ensinamentos de Deus. Por esse motivo, a força divina se faz presente em seu maior grau, sendo evocada e entoada pelos cristãos, que nos propicia um ambiente de paz, louvor e cura quando estamos conectados à missa ou ao culto de corpo e alma.

Pode-se trabalhar aos domingos?

Outro convite que o terceiro mandamento da lei de Deus nos faz é que, no domingo e dias de festa de guarda, não realizemos trabalhos que visem o lucro e nem serviços pesados, pois nossos corpos e mentes também são templos de Deus.

Entretanto, aqui abre-se uma observação:  há que se considerar exceções à regra, hoje muitas igrejas cristãs as reconhecem, como em caso de trabalhos humanitários, servidores da área da saúde e que prestam serviço à vida (médicos, enfermeiros, bombeiros, policiais, etc).



Como passar o seus domingos e dias de festa de guarda?

Já que devemos guardar domingos e dias de festa de guarda, como podemos passar o restante do nosso dia após a missa? Antes de mais nada, aproveitar a companhia das pessoas queridas que estão em nossas vidas ou então também procurar oportunidades para oferecer ajuda a quem precisa.

É importante que não nos esqueçamos do seguinte: os dez mandamentos da lei de Deus nos foram ensinados para que sejamos acima de tudo grandes promotores de paz. Portanto, o terceiro mandamento da lei de Deus lembra-nos desse importante compromisso que temos com nós mesmos e, consequentemente, com Ele. Guarde seu corpo, sua família e amigos e reserve o dia a Deus em seu coração que assim estará cumprindo este mandamento.

O Terceiro Mandamento – Guardar Domingos e Festas de Guarda

Continue aprendendo sobre OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

Gostou de aprender sobre o terceiro mandamento da lei de Deus / Guardar domingos e festas de guarda? Compartilhe!