Honrar Teu Pai e Tua Mãe | Quarto Mandamento da Lei de Deus

O quarto mandamento da lei de Deus diz o seguinte: honrar teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na Terra. É o primeiro mandamento com promessa, a qual veremos mais adiante.



Certa vez, Papa João Paulo II disse o seguinte: “Aqui na Terra, a primeira autoridade a qual temos a obrigação de respeitar são os nossos pais”. Essa frase não poderia ser melhor colocada, pois foram os nossos pais quem nos deram a vida.

honrar-teu-pai-e-tua-mãe

Deus demonstra um notório cuidado com os relacionamentos familiares. Um bom exemplo disso foi o relacionamento que Jesus Cristo tinha com seus pais. José e Maria eram pessoas comuns e mesmo tendo posse de sua natureza divina, Jesus sempre submeteu-se aos pais terrenos da mesma maneira a qual submetia-se ao pai celestial.

Honrar teu pai e tua mãe é também demonstrar por meio de palavras e ações o respeito e a estima que sente por eles. Devemos respeita-los mesmo que não concordemos com eles em alguns aspectos. Esse é um dos dez mandamentos da lei de Deus. De acordo com a Bíblia Sagrada, os filhos que não reconhecem o valor dos pais está rejeitando valores cristãos.

O primeiro mandamento da lei de Deus com promessa



Este é o primeiro mandamento com promessa. A palavra de Deus diz o seguinte: “honrar teu pai e tua mãe, para que tenhas uma vida longa e próspera na terra prometida por vosso Senhor”.

Segundo a Bíblia Sagrada, a terra prometida em questão era Canaã, de onde emanariam leite e mel, com terras abundantes e férteis. O quarto mandamento da lei de Deus, que orienta “honrar teu pai e tua mãe” tem tudo a ver com o contexto de terra prometida, pois além de próspera, seria uma terra onde reinaria o bem.

Análise do versículo

Fazendo uma analogia entre “honrar teu pai e tua mãe” e “terras abundantes e férteis”: apenas as raízes que honram e se conectam às terras em que nasceram são capazes de florescer e gerar frutos em abundância; as raízes que recusam suas terras e ficam expostas no tempo estão destinadas a definhar.

Outra ponto deve-se ao fato de que nossos pais possuem o encargo natural de serem guardiões de nossas vidas enquanto somos incapazes de subsistir, e também, carregam consigo o potencial amoroso necessário para nos orientar dos perigos que a jornada na Terra pode trazer.



Analisando o quarto mandamento da lei de Deus

Nossos pais são figuras humanas imperfeitas e comuns. Quando nós cobramos deles a perfeição, nós exigimos algo que eles não estão aptos a nos dar. Os pais também têm a história deles, somando a isso a sua criação e crenças.

quarto-mandamento-da-lei-de-deus

Quando começamos a pensar somente nas coisas que gostaríamos de ter tido, do que gostaríamos de ter vivido e poderia melhorar, perdemos a capacidade de identificar tudo aquilo que já nos foi proporcionado. Estar vivo por si só já é algo de valor inestimável. A gratidão à vida também envolve os pais, sobretudo àqueles que aceitaram a paternidade em seus corações.

Amá-los de maneira incondicional

Mas isso apenas é o começo para aprender a honrar teu pai e tua mãe. Faz parte desse mandamento saber ama-los sem colocar sentimentos egoístas em primeiro lugar quando for preciso perdoa-los. Não é benéfico ao ser humano sustentar mágoas e perdoar não se trata de esquecer, o objetivo é se perceber já não mais emocionalmente abalado ao lembrar-se dos fatos que te feriram e não empoderar o passado.

Perdoar os progenitores faz parte do mandamento honrar teu pai e tua mãe, mas mais que isso, pode ser um ato de importante cura para a alma.

Como honrar teu pai e tua mãe

Honrar teu pai e tua mãe é escutar a opinião deles é uma maneira de valorizá-los. Isso se torna uma atitude natural para os que têm orgulho de seus pais e outra maneira de honrá-los.

Seguir o mandamento Honrar teu pai e tua mãe é uma oportunidade de aprendizado para ambas as partes, nós sempre temos a opção de aprender pelo amor ou pela dor, poucos de nós sabemos aprender e ensinar pelo amor, aqueles que conseguem certamente estão fazendo jus aos ensinamentos de Cristo.

Honrar os pais tem a ver com saber reconhecer o seu valor e por conta disso direcionamos um tratamento especial, merecem a nossa atenção, a nossa paciência, a nossa dedicação, o nosso zêlo e por fim, o nosso respeito.

Respeitá-los, valorizá-los e cultivá-los

Não faltar com o respeito, tanto em atitudes, quanto em pensamentos, por vezes pode ser um desafio, mas também é cumprir o mandamento de honrar teu pai e tua mãe. Falar mal ou desmerecer os pais, mesmo que pelas costas é afastar-se do cumprimento do quarto mandamento da lei de Deus.

Da mesma maneira que os pais cuidam dos filhos desde quando estes são recém-nascidos, segundo a ordem natural dos valores cristãos, os filhos devem cuidar de seus pais quando estes envelhecerem. Pessoas idosas requerem cuidados especiais. Honrar teu pai e tua mãe é isso: respeitá-los, valorizá-los e cultivá-los.

Honrar teu pai e tua mãe – Quarto mandamento de Deus

Continue aprendendo sobre OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

Gostou desse artigo sobre o quarto mandamento da lei de Deus / Honrar teu pai e tua mãe? Compartilhe!